Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Manoel Gonçales







 

 

 

Minha missão pessoal:

 

Ser reconhecido por fazer sempre o melhor: de maneira que ninguém fará melhor do que você fez, buscando a excelência e contribuindo significativamente para o resultado. Manter visão corporativa e estar sempre presente.

 

Minha visão pessoal:

 

De antecipação. Planejar-se e certificar-se de que tudo que precisamos para atingir nossos objetivos foi cuidado.  

 

Meus valores pessoais:

 

Austeridade, dedicação, comprometimento, respeito para com nossos líderes e paixão às nossas marcas e a empresa em que trabalhamos. Ajudar as pessoas no seu desenvolvimento, capacitando-as para que executem ótimos trabalhos para que se sintam realizadas e, por conseqüência, mais felizes.

 

 

 Manoel Gonçales

 

Taxas

Taxas

Taxa é um índice numérico relativo cobrado sobre um capital para a realização de alguma operação financeira.

Taxas: (Matemática Financeira, Introdução ao Cap.6, José Dutra Vieira Sobrinho: "No mercado financeiro brasileiro, mesmo entre os técnicos e executivos, reina muita confusão quanto aos conceitos de taxas de juros principalmente no que se refere às taxas nominal, efetiva e real. O desconhecimento generalizado desses conceitos tem dificultado o fechamento de negócios pela consequente falta de entendimento entre as partes. Dentro dos programas dos diversos cursos de Matemática Financeira existe uma verdadeira 'poluição' de taxas de juros."

Não importando se a capitalização é simples ou composta, existem três tipos principais de taxas:

 

Taxa Nominal: A taxa Nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital não coincide com aquele a que a taxa está referida.

Exemplos:

1.   1200% ao ano com capitalização mensal.

2.   450% ao semestre com capitalização mensal.

3.   300% ao ano com capitalização trimestral.

 

Taxa Efetiva: A taxa Efetiva é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital coincide com aquele a que a taxa está referida.

Exemplos:

1.   120% ao mês com capitalização mensal.

2.   450% ao semestre com capitalização semestral.

3.   1300% ao ano com capitalização anual.

Taxa Real: Taxa Real é a taxa efetiva corrigida pela taxa inflacionária do período da operação.

 

Conexão entre as taxas real, efetiva e de inflação: A taxa Real não é a diferença entre a taxa efetiva e a taxa da inflação. Na realidade, existe uma ligação íntima entre as três taxas, dadas por:

1+iefetiva = (1+ireal) (1+iinflação)

 

Exemplo: Se a taxa de inflação mensal foi de 30% e um valor aplicado no início do mês produziu um rendimento global de 32,6% sobre o valor aplicado, então o resultado é igual a 1,326 sobre cada 1 unidade monetária aplicada. Assim, a variação real no final deste mês, será definida por:

vreal = 1 + ireal

que pode ser calculada por:

vreal = resultado / (1 + iinflação)

isto é:

vreal = 1,326 / 1,3 = 1,02

o que significa que a taxa real no período, foi de:

ireal = 2%